Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

27 de Novembro

Na aula de hoje continuamos a nossa tarefa da última reunião, ou seja, a organização do nosso relatório e a sua finalização. Para além desta tarefa recebemos também a correcção do nosso anteprojecto, o qual recebeu uma nota positiva, e também sugestões por parte da nossa professora para que no futuro os nossos trabalhos escritos tenham uma nota ainda superior a esta. Deste modo, esperamos utilizar os nossos conhecimentos e os conselhos da nossa professora para melhorar o nosso desempenho a nível escrito.

 Sílvia Oliveira

Reunião - 23 de Novembro


Na reunião de Segunda feira tivemos como tema principal a divisão de tarefas para o relatório que será entregue até dia 3 de Novembro e planeamos desde logo como irá decorrer a apresentação oral (4 de Novembro). Como é já hábito nas nossas reuniões tratamos da organização de documentos e da calendarização de outras reuniões para a preparação do Power Point que irá servir de base para a nossa apresentação. 
 Sílvia Oliveira

20 Novembro

Passamos por uma semana bastante trabalhosa, com a regular reunião, o primeiro contacto com os idosos e a conclusão do anteprojecto, para que este fosse entregue atempadamente.
Todavia, hoje, enquanto a Marlene e a Isabel passavam à realização de posts sobre a reunião e a visita ao lar (na passada segunda-feira), eu e a Sílvia tivemos que nos deslocar ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia a fim de recolher as informações que nos ficaram de fornecer e que nos permitem um maior enriquecimento do nosso trabalho, como também da nossa cultura.
Realizamos pesquisas que fundamentam o enriquecimento da nossa pessoa como também do nosso trabalho, assim passamos à recolha de informações sobre a cultura maiata como também da interacção da relação entre os jovens e os idosos.
Por fim, depois de discutidas as regras estabelecidas pela professora para a conclusão da realização
do anteprojecto, transpusemos isso mesmo para o papel, ou seja, seguidamente fizemos alterações no nosso anteprojecto no intuito de melhorar este, e claro para obter uma melhoria na futura nota do projecto.


Andreia Filipa

Visita ao centro de dia de Santa Maria de Avioso

Hoje de tarde - 16 de Novembro, dirigimo-nos (Isabel e Marlene) a Santa Maria de Avioso, ao Centro de Dia, a fim de falarmos com a responsável, Dona Cidália Moreira, por quem fomos muito bem recebidas.
Expusemos em traços gerais o nosso projecto a desenvolver durante o ano lectivo, ao qual a mesma aderiu de imediato e aceitou colaborar connosco, colocando o serviço do Centro de Dia à nossa disposição. De seguida, convidou-nos a conhecer os idosos e a interagir com os mesmos. Fomos apresentadas e a responsável sugeriu-nos os idosos maiatos mais comunicativos e conhecedores das tradições da Maia. Tivemos um diálogo com vários idosos e fizemos um pequeno levantamento dos seus costumes, brincadeiras e hábitos da sua infância e juventude.
Assim, estabelecemos um primeiro contacto com alguns dos idosos com quem vamos trabalhar ao longo do ano.

Isabel Duarte e Marlene Vinhas

Reunião - 16 de Novembro


  De manhã, o grupo reuniu-se na biblioteca da escola com apenas três elementos (Isabel, Marlene e Sílvia), aproveitando o facto de não haver aulas, para ultimar o anteprojecto.
Seguimos o plano de tarefas para a reunião no qual constava os passos a tomar para finalizar a elaboração do anteprojecto. Debatemos várias questões, e debruçamo-nos sobre as actividades a realizar durante o segundo e terceiro período. Verificámos ainda outros anteprojectos de grupos de anos anteriores, que nos serviram de apoio para a concretização do nosso. 

Isabel Duarte e Marlene Vinhas

Cultura

Cultura como meio de referir estudos e conhecimentos de um indivíduo, à condição privilegiada do "Homem culto".


Porém falamos de cultura  não tendo em conta que esta é o que ajuda as pessoas a identificarem-se como parte de um ou outro grupo da sociedade. Assim para simplificar ainda mais e ajudar a estabelecer alguns pontos de referência, pode-se falar de dois tipos de cultura:

• cultura material - pois qualquer objecto pode ser visto como símbolo de uma cultura (os pauzinhos chineses, por exemplo)

• cultura teórica - que tem uma vertente mais social



Para terminar, é preciso recordar que a cultura não é um amontoado de valores, ideias e instituições que podem ser separados e atirados cada qual para a sua categoria, mas um sistema complexo de elementos coordenados e perfeitamente integrados.
Andreia Filipa

13 de Novembro

Tivemos uma semana muito trabalhosa.
Na quarta-feira eu e a Sílvia deslocamo-nos à Biblioteca Municipal da Maia, a fim de recolhermos o máximo de informações possíveis sobre as Terras da Maia. Fomos muito bem recebidas, e colocaram à nossa disposição o basto material existente na mesma. Assim, passamos a conhecer melhor as nossas raízes e algumas curiosidades sobre as Terras da Maia.
Na aula de hoje, estivemos a fazer uns últimos contactos para marcação de visitas a decorrer durante esta semana, e depois trabalhamos no ante-projecto, a ser entregue na próxima semana. Há que ultimar os pormenores… 

Marlene Vinhas

Reunião - 9 de Novembro

Hoje, tal como todas as Segundas-feiras o grupo reuniu-se pelas 14horas no CTA.
Procedemos ao cumprimento do plano de tarefas estabelecidas para a reunião, no qual constava: as estratégias a desenvolver para melhorar o nosso blog, a calendarização das actualizações do blog, os últimos contactos a fazer antes da execução do ante-projecto e a discussão de algumas ideias e pormenores do ante-projecto.

Marlene Vinhas

Feira das Antiguidades


Quando começamos a decidir os locais que iríamos visitar, surgiu a ideia de irmos à feira das velharias, que se realiza no Mercado Municipal Coronel Moreira, no Castêlo da Maia, decorrendo no segundo domingo de cada mês, entre as 10h00 e as 19h00; visto esta feira já fazer parte da tradição cultural do concelho da Maia.
Assim sendo, o nosso grupo movido pelo interesse de conhecer mais das tradições, decidiu visitar a feira das velharias do Castêlo da Maia.
Inicialmente iríamos todas, contudo devido a contratempos de última hora, fomos apenas eu (Marlene) e a Isabel. Neste Domingo pelas 15horas encontrámo-nos no Castêlo e dirigimo-nos à feira.
Primeiramente, preocupámo-nos em observar, em seguida de tirar notas e fotografar e por último em dialogar com os comerciantes.
Ficámos surpreendidas não só pela extensidade da feira como também pela diversidade de artigos à venda.
Nesta feira, podemos ver objectos muito diversificados, antigos, raros, e por isso de muito valor. Desde moedas e notas mundiais, porcelanas, objectos religiosos, selos das colónias portuguesas, grafonolas, gramofones, ferros a carvão, postais, peças de artesanato, candeeiros de petróleo, entre outros; vimos de tudo um pouco.
Por fim, chegamos a um sector da feira em que fomos muito bem acolhidas. Os vendedores falaram comnosco, esclareceram-nos acerca do nome das peças, da sua funcionalidade e dos seus preços. No meio de um destes diálogos fizemos uma entrevista a um dos vendedores, que se mostrou bastante receptivo a colaborar comnosco. Apesar de não levarmos perguntas formuladas, a entrevista proporcionou-se.


Entrevista ao Sr. António:

Isabel e Marlene-“É vendedor ou coleccionador?
Sr. António- Sou vendedor.
Isabel e Marlene- O que o incentiva a vender este género de artigos?
Sr.António-Gosto pelas peças e velharias.
Isabel e Marlene- O que mais gosta nesta actividade?
Sr.António-O prazer de expor e informar as pessoas do nome das peças, para que servem e em que circunstâncias eram utilizadas.
Isabel e Marlene- Qual o artigo mais antigo exposto?
Sr.António-A peça mais antiga tem +/- 80 anos – moinho de café.
Isabel e Marlene- Alguns dos objectos aqui presentes são herança de família ou são comprados?
Sr. António- Os objectos são todos comprados. Vendo e volto a comprar novos artigos.”

 
        Isabel Duarte e Marlene Vinhas

Palestra - 6 de Novembro

Durante parte da aula assistimos a uma palestra, que decorreu no auditório da nossa escola, em que ficamos a conhecer Pedro Nogueira, um realizador nacional que ao longo da sua carreira foi responsável pela realização de maioritariamente curtas-metragens. Foi nos apresentado nessa mesma palestra, a sua última obra, intitulada "Auto do Cordeiro", que dura 15 minutos e retrata a perspectiva da última mulher sobrevivente à face da Terra, que tem como missão dar à luz o próximo humano para reconstruir a humanidade. O realizador explicou, após o visionamento do filme, que o cinema é uma arte de criação e que cada filme leva o espectador a uma diferente interpretação da realidade, ajudando tanto a crescer como a sonhar. Entre questões mais pessoais, como a razão pela qual escolheu este tema para um filme e inspirações para a realização do mesmo, explicou que para realizar um filme é preciso muita motivação e dedicação, tal como um guião apropriado e não muito complexo, principalmente se se tratar de uma curta-metragem. Para além disso, também as cores e a música apresentadas ao longo do filme são importantes: as cores devem demonstrar os sentimentos e emoções das personagens que o realizador pretende transpor no ecrã, e a música deve também adequar-se ao momento e à personagem. Quanto à realização do filme, é mais simples gravar todas as cenas passadas no mesmo cenário num só dia do que mudar de cenário durante o mesmo dia, pois também fica mais dispendioso monetariamente. Tendo em mente estes concelhos dados por alguém mais experiente na realização de filmes, esperamos obter um bom resultado no nosso próprio filme e também aprender para projectos futuros. 

Isabel Duarte e Sílvia Oliveira

6 de Novembro

Hoje, 6 de Novembro, o nosso grupo teve como principal tarefa a organização das nossas estratégias e o papel de cada elemento no nosso trabalho. Ao longo da aula, conseguimos organizar melhor o nosso trabalho e, consequentemente, facilitamos a nossa tarefa. Por outro lado, conseguimos também adiantar o nosso ante-projecto.

Sílvia Oliveira

7 de Novembro

Durante estas duas últimas semanas, temos vindo a preparar o nosso ante-projecto a entregar dia 20 do corrente mês à professora responsável - Rosa Amaral, e para isso mesmo temos vindo a fazer algumas pesquisas sobre o tema. A professora sugeriu que respondêssemos às questões: "O que é a tradição?"; "O que é a cultura?"; "Qual a relação entre cultura e a tradição?" e "Quais os cuidados a ter perante os idosos?". Primeiramente a nossa pesquisa esteve virada para as duas primeiras questões e agora vamos dar resposta às mesmas. A tradição é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. E a cultura um conjunto de práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
De seguida, iremos dar resposta às duas últimas questões. Através das definições dadas anteriormente de cultura e tradição, pode-se concluir que não se pode separar os dois conceitos, visto que a cultura tem uma história que se traduz na tradição cultural. Assim o homem tanto é produto como produtor; é produto das tradições existentes na cultura onde se insere e é produtor, pois tem a capacidade de criar novas tradições. Sendo assim, a tradição é o sustentáculo da cultura, que por sua vez é a base para o conhecimento de cada indivíduo.
Quando se contacta com idosos existem vários cuidados que se devem tomar, como é o caso da comunicação, da higiene e da alimentação, entre outros. Dada a natural diminuição da capacidade auditiva, torna-se importante que se fale ao idoso de maneira clara e em tom mais alto, porém sem gritar, e que se diminuam ruídos ou outros sons como a música. As informações escritas devem possuir um vocabulário fácil, devem estar em letras grandes e que sejam facilmente legíveis, tendo em conta as possíveis dificuldades de visão. Como qualquer pessoa, o idoso deve fazer uma alimentação variada, respeitando ao máximo a roda dos alimentos. Os cuidados de higiene não podem ser descurados no idoso, sendo que deverá tomar um banho diário, que poderá ser dado na cama, mas sempre que possível, o chuveiro é preferível. Não se deve esquecer da higiene oral, devendo lavar sempre a boca e dentes, ou se tal não for possível, lavar com uma solução desinfectante adequada. A roupa da cama deve estar sempre bem seca e esticada. O facto do idoso ter dificuldades em movimentar-se ou mesmo levantar-se da cama, não pode levar a que este passe todo o seu tempo deitado ou imóvel, aumentando muito as possibilidades do aparecimento de feridas ou complicações noutros órgãos.


Isabel Duarte e Sílvia Oliveira