Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Aula - 19 de Março

        Hoje, lembraram-se de fazer um daqueles questionários do AVES, duração de 45 minutos que não acabavam…
       Ah, mas isto agora já não é o que era?! Está para o moderno =P agora é feito a computador, mas uma má noticia para aqueles em que o seu clique no rato é bastante compulsivo, aviso-vos já que estão sujeitos a levar um raspanete tal e qual como eu levei, porém a Marlene fez o mesmo, mas estava de costas, olhem a vantagem :P .
       Depois deste pequeno deslize que me deixou bastante frustrada, pois pensava eu que os meus cliques do rato eram bastante apreciados, se não não seria eu a cabeça da Microsoft do grupo =P, mas pronto (amuei)…
       Adiante, após este pequeno “acidente” a Marlene levou o seu portátil (gosta de andar carregada, já para não dizer que é bastante crente na disciplina hehehe) e fez questão de adiantar o seu relatório (não deve ter tempo em casa =P), enquanto que eu e a Sílvia tratávamos de assuntos referentes ao relatório e atentamente observávamos a banda desenhada que ela trouxera, relativa a todo este período, para ver todos os pormenores das actividades, visitas, etc, estavam lá representados.
       Pouco tempo depois, a professora pediu a nossa atenção para nos falar de assuntos relacionados com a apresentação oral, do passado dia 12 de Março… TIREI 1888888888888888… pronto 18 =P e viva às grandes notas, deixei de me sentir frustrada =P
      Quanto às notas, o grupo progrediu em geral, principalmente eu que passei de um 14 para um 18, contudo considero que foi por me sentir mais solta… ADMITO..tenho pavor a apresentações..............ESTAVA MEIA ESCONDIDA ATRÁS DO COMPUTADOR….(cabeça da Microsoft) =P (ou a chamada vergonha disfarçada).
       Com o período a terminar, e as notas da apresentação já definidas, esperamos ansiosamente pela nota do relatório, que deve ser entregue até amanhã meia-noite (raparem no pormenor =P ) e depois EU , EU espero ansiosamente pela nota do "meu" bloguezinho, pobre coitado que antigamente só valia 2% =( tanto trabalhinho nele investido =) agora vale uns míseros 10 %...
 ( mais vale não reclamar que a professora depois vê….deixa-me e contentar-me com o que tenho =P )


Andreia Filipa

Reunião - 15 de Março

Esta semana é uma semana bastante ocupada, entrega de trabalhos, testes das disciplinas de exame, trabalho, trabalho e trabalho. Sendo por isso, que hoje o grupo deixou-se ficar apenas pela reunião e não ir ao lar como tinha planeado. Ficamos assim na escola, a tratar de principalmente de assuntos como o Dossier de grupo, a banda desenhada que este deve conter, acerca das nossas visitas e actividades, e tratou-se de “discutir” os últimos pormenores para a actividade “Saber Brincar na 3ªidade” que se aproxima, pois irá ser realizada daqui a duas semanas.
Basicamente, o tema da reunião foi todo em torno do Dossier de grupo.


Andreia Filipa

Aula - 12 de Março

Hoje estiveram a decorrer em todas as AP´s as apresentações orais dos grupos à turma, acerca do trabalho desenvolvido durante este período.
Desta forma, relembrámo-nos dos projectos, ambições e expectativas dos nosso colegas, dos seus passos em busca de obtenção de resultados, dos obstáculos e das soluções encontradas.
Penso que todos os projectos da nossa AP “Da língua materna em viagem pelas Terras da Maia” estão bem encaminhados, e cumprindo todas as pisadas prometidas em busca do produto final.
Ao nível das apresentações propriamente ditas, é de salientar a evolução de alguns colegas, ao falarem à turma, sem medos e sem tanto nervosismo. Penso que isto se deve ao facto de já se sentirem mais à vontade comnosco e também pelo facto de conhecerem muito bem o seu projecto e todo o trabalho desenvolvido este período, que foi muito!

Marlene Vinhas



Visita à Casa do Alto – 8 de Março

Neste dia eu e a Andreia fomos visitar e conhecer a Casa do Alto situada em Pedrouços. À chegada dirigimo-nos à recepção, pois pretendíamos conhecer a responsável pelo Centro de Dia da Casa do Alto e os seus idosos, que ainda não os conhecíamos.
Fomos muito bem recebidas pela responsável e pelos idosos. Visto que, vamos realizar um concurso inter-centros de jogos tradicionais intitulado “Saber brincar na terceira idade” entre o Centro de Dia de Santa Maria de Avioso, com o qual estamos a desenvolver o nosso projecto, e com a Casa do Alto, a ser realizado no dia 29 de Março no ginásio do Centro de dia de Santa Maria de Avioso. Deste modo, tivemos uma pequena conversa com os idoso da Casa do Alto, para sabermos se eles gostariam ou não participar na nossa actividade. As respostas foram muito favoráveis, tal como a responsável Dona Marina já nos tinha dito. Assim, aproveitámos para lhes pedir algumas sugestões de jogos tradicionais que gostassem de jogar no dia de actividade, para o grupo poder lhes proporcionar uma tarde bem passada e divertida.

Marlene Vinhas

Nogueira - 6 de Março

Hoje, tal como combinado o grupo encontrou-se em Nogueira para nos deslocarmos primeiramente a casa da padeira, Dona Deolinda, para sabermos mais sobre tradições da maia, o fabrico do pão e a origem da sua “tasca”. De seguida dirigimo-nos a casa do escultor de Arte Sacra, Sr. Luciano Thedim, onde este nos contou o porquê de ter enveredado por esta profissão, explicou-nos como aprendeu a arte e até nos explicou por onde começar na execução de uma peça; mostrou-nos álbuns com várias fotografias das peças que foi fazendo ao longo do tempo. Ficamos surpreendidas com a capacidade de precisão do escultor, na medida em que já fez milhares de peças mas sabe o local para onde foram vendidas e também o nome de todos os santos que fez. Pudemos tirar fotografias a todas as suas obras que se encontravam na oficina e no final tiramos uma fotografia de grupo com o escultor. Contou-nos também que a maior peça que fez até hoje foi a de um Cristo com 3 metros que demorou mais de 6 meses a ser feito e que se encontra em Macedo Cavaleiros. Desde já queremos agradecer ao Sr. Luciano Thedim e à D. Deolinda pela tarde que nos proporcionaram, que foi muito importante para o decorrer do nosso projecto, no que diz respeito ao aumento do nosso conhecimento das tradições Maiatas.

Isabel Duarte

Aula - 5 de Março

Nesta aula, o grupo finalizou o powerpoint que irá servir de suporte para a apresentação oral da disciplina a realizar na próxima aula; seleccionamos também algumas imagens e vídeos que ilustram o Baile “Velhos são os Trapos” bem como de algumas actividades realizadas com os idosos do Centro de Dia de Santa Maria de Avioso. De seguida, contactámos a Casa do Alto contudo não obtivemos resposta, mas mais tarde conseguimos marcar uma reunião com a responsável para segunda – feira de tarde; contactamos também a empresa de transportes AVCM e J. Costa Ferreira para estas nos darem orçamentos para a nossa visita final, visto que não poderemos contar com os transportes da Câmara Municipal da Maia, por já não existirem vagas, devido a existirem visitas de estudos e outros serviços. Posteriormente, preparamos as nossas questões para a visita à padeira e ao santeiro em Nogueira. E assim, foi mais uma aula com muito trabalho e muito stress com as avaliações à porta.

Isabel Duarte

Ida a Nogueira - 2 de Março

No inicio do ano lectivo, quando ainda nos encontrávamos em fase de encontrar possíveis locais históricos da maia que nos pudessem ajudar a descobrir mais sobre as tradições da cidade, dirigimo-nos ao museu etnológico da maia que nos indicou que tinha lá havido uma exposição com santeiros e uma outra em que estava presente uma senhora a fazer pão. Foi então que descobri que essa senhora que faz pão mora em nogueira; e que um dos santeiros presentes na exposição também reside no mesmo local; sendo por sinal o local onde eu também resido. E por esse motivo hoje dirigi-me a casa das referidas pessoas para lhes mostrar em que consistia o nosso projecto e também para ver se estariam interessadas em colaborar connosco e se seria possível o grupo dirigir-se até lá no próximo sábado, ao que recebi uma resposta afirmativa de ambos.

Isabel Duarte

Reunião - 1 de Março

Hoje, como acontece semanalmente, o grupo juntou-se para mais uma reunião. Nesta apenas nos debruçamos na apresentação oral que se avizinha, fazendo a distribuição equitativa do que cada elemento ia apresentar à turma no próximo dia 12. Sendo que até à próxima sexta-feira todos os elementos terão de saber o que vão referir e fazer também os tópicos para serem colocados no powerpoint na aula; nesta aula iremos concluir o powerpoint e iremos também delinear a nossa apresentação para que não hajam erros. Depois da reunião, dirigimo-nos ao Centro de Dia de Santa Maria de Avioso para conversarmos com a Dna Cidália sobre uma ideia que surgiu que consistia em organizarmos um concurso de cartas e dominó com os idosos do Centro de Dia de Santa Maria de Avioso com os idosos da Casa do Alto; ideia essa que agradou bastante à responsável pelo local que tratou de imediato de entrar em contacto com a responsável do Centro de Dia da Casa do Alto que aderiu de imediato. Depois de tratado esse assunto, dirigimo-nos para a sala onde se encontravam os idosos e juntamente com a Dna Cidália incentivámo-los a cantarem connosco. O momento das cantorias foi muito engraçado, pois haviam músicas que nós não conhecíamos mas também íamos tentando acompanhá-los. Foi uma tarde muito bem passada, divertida e com muita música.

Isabel Duarte