Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Produto final “Dia em Movimento” – 21 de Maio de 2010

Finalmente o tão esperado dia chegou! Sim, o tal que idealizámos desde o início do primeiro período e pelo qual lutámos ao longo do ano.
O grupo depois de ter ido à primeira aula da manhã reuniu-se no pátio da escola pelas 9h10. E iniciámos a nossa curta habitual caminhada até ao Centro de Dia de Santa Maria de Avioso, e já se adivinhava um belo dia de calor, e por isso também repleto de boa disposição.
Chegadas ao Centro fomos ter com a coordenadora Dra. Cidália Moreira e oferecemos a nossa ajuda para o que fosse preciso, e deste modo eu e a Isabel fomos até à cozinha tratar de preparar o lanche para a tarde, guardar as coisas do almoço e transportá-las até à entrada, onde nos esperava o autocarro fornecido pela Câmara Municipal da Maia. À porta estavam as nossas colegas Sílvia e Andreia. A Andreia dava assim início às fotografias e às filmagens (o que ela melhor sabe fazer). Eu e a Isabel fomos ajudando os idosos a virem para o autocarro e os mais limitados para a carrinha de apoio da Santa Casa da Misericórdia que nos acompanhou neste maravilhoso dia.
A partida em direcção ao Parque da Senhora da Hora deu-se por volta das 10h15. O grupo de idosos encontrava-se animado, e por isso tivemos momentos de boa-disposição.
Chegamos ao parque passado cerca de 35 minutos. Os idosos foram saindo pouco a pouco, tanto do autocarro como da carrinha da Santa Casa. Entrámos pela parte lateral do parque, visto que tem uma entrada plana que facilita a mobilização dos idosos. Estes desde logo ficaram encantados com o local. Instalámo-nos nas mesas mais próximas e fomos distribuindo as coisas que trouxemos dos automóveis para o parque, ao mesmo tempo que os idosos se iam sentando.
De seguida, ligámos o rádio que a Sílvia levou e colocamos músicas tipicamente portuguesas, iniciando-se até um pequeno bailarico, enquanto uns conversavam e outros jogavam às cartas e ao dominó. Passado um pouco, demos início aos jogos de malhas, actividade preferida por homens que se entusiasmaram bastante e prolongou-se até ao almoço. Por volta do meio-dia como o apetite já era muito os idosos sentaram-se e almoçámos. Após o almoço fomos quase todos até à esplanada do café com piscina do parque, à excepção da Andreia e da Sílvia que ficaram com alguns dos idosos que não queriam ir. No café os idosos tomaram alguma coisa, conversavam um bocadinho e vieram para baixo com a minha ajuda, a da Isabel, a da coordenadora e da Dona Marlene.
E passámos o resto da tarde com troca de olhares, sorrisos e confidências, num ambiente tão agradável que nem demos pelo tempo passar. Pelas 15h15 o grupo entregou o diploma de participação na actividade “Dia em movimento” para os idosos à Dona Cidália que posteriormente lhes entregará já preenchidos com o nome de cada um. E oferecemos também um diploma à coordenadora como forma de agradecimento pelo apoio prestado ao longo do nosso projecto. Esta agradeceu e ficou enternecida com o nosso gesto.
Posteriormente lanchámos e começámos a organizar tudo para vir embora, pois tínhamos o autocarro à nossa espera às 16h. Viemos em direcção ao autocarro e a Andreia sem descurar das suas funções, sempre a dar uma “flashada”. Subimos para o autocarro e chegámos ao Centro tal como previsto às 16h30, enquanto a Dona Marlene seguiu directa da Senhora da Hora para levar alguns idosos a casa.
Todos os idosos se mostravam contentes e não se fartavam de agradecer a nossa iniciativa.
Sinto que cumprimos o objectivo, proporcionámos um convívio entre geracional e passámos um dia mais activo em contacto directo com a natureza. Esta visita contribuiu para o nosso enriquecimento pessoal pela troca de palavras e experiências entre todos. Foi muito importante terminarmos o nosso projecto com esta actividade, pois aproximou-nos mais dos idosos a todos os níveis.

Marlene Vinhas

Reunião - 17 de Maio de 2010

    Hoje na reunião do grupo as tarefas foram várias, e por isso dividimo-nos para melhor as realizarmos.
    Deste modo, primeiro trouxemos as ideias para a presentação oral de Área de Projecto a realizar no próximo dia 28 e estivemos a fazer um balanço geral de todo o projecto, desde as ideias iniciais que pretendíamos atingir e o que na realidade conseguimos. De seguida, eu e a Isabel fomos à papelaria imprimir os diplomas de participação a entregar aos idosos no dia da nossa visita final (que é já esta sexta-feira) e tratar de uma pequena surpresa que queremos oferecer à coordenadora do Centro de dia com o qual trabalhamos durante este ano, como forma de agradecimento pelo apoio e incentivo prestado ao nosso projecto. Enquanto isso, a Sílvia e a Andreia ficaram na escola a adiantar trabalho. A Sílvia foi telefonar à coordenadora do Centro a fim de acertar os últimos pormenores para o nossa tão esperado “Dia em movimento”, sobre os materiais necessários para os jogos a levarmos na sexta-feira. Por sua vez, a Andreia ficou a adiantar o tão trabalhoso filme que esperámos que fique o máximo.
     Está quase a chegar ao dia da nossa visita final e o grupo já está ansioso, mas penso que vai tudo correr bem, como sempre será um dia bem passado na presença dos nossos idosos, da coordenadora Dra. Cidália Moreira e em pleno contacto com a natureza no Parque da Sra. Da Hora, em Matosinhos.


Marlene Vinhas

Aula - 14 de Maio de 2010

   Com o dia da entrega do material a aproximar-se, optamos por fazer um balanço das contas para sabermos quanto dinheiro poderíamos investir. E enquanto a Marlene fazia esse balanço, eu com a ajuda da Sílvia elaboramos uns novos diplomas a entregar aos idosos no dia da actividade “Dia em Movimento”, pois como o local foi alterado, também tivemos de alterar o fundo dos diplomas. De seguida fomos falar com o Prof. Eduardo para sabermos a disponibilidade do seu horário para lhe entregarmos o dinheiro para que este possa comprar todo o material; combinamos um dia e local da próxima semana e voltamos à sala para fazermos a lista do material necessário para lhe darmos. Posteriormente surgiu a ideia de fazermos um género de diploma como forma de agradecimento para a D. Cidália, sendo que na aula este já ficou quase pronto faltando só colocar uma imagem de fundo. E já no fim da aula estivemos a preparar a nossa actividade final que é já na próxima sexta-feira.

Isabel Duarte

Reunião - 10 de Maio de 2010

      Hoje, tal como habitual o grupo reuniu-se para a reunião semanal. Nesta reunião decidimos que a nossa visita final a realizar dia 21 de Maio irá ter como destino o Parque de Senhora da Hora – Matosinhos, devido aos problemas referidos no post anterior relativamente à Quinta da Conceição. De seguida, contactamos a D. Cidália para esta nos dizer a sua opinião sobre a mudança de local da visita, que nos respondeu que por ela não haveria problema. E, posteriormente contactamos a Câmara Municipal da Maia para os avisarmos da mudança de destino da visita, o que também não trouxe nenhum problema.
     


Isabel Duarte

Visita à Quinta da Conceição - 8 de Maio de 2010

    Este Sábado o grupo reuniu-se para mais uma das suas aventuras pelas terras da Maia =) Desta vez fomos à Quinta da Conceição em Matosinhos para vermos o local e podermos confirmar se a nossa visita final se poderia realizar lá. Assim, esperamos até sábado para poder ver com os nossos próprios olhos a Quinta…
    E nem chuva, nem poças de lama, nem meias encharcadas nos impedirão de ver a Quinta de ponta a pavio! Lol Apesar das condições atmosféricas adversas, nós realizamos a nossa “inspecção” de qualquer das maneiras e concluímos com pesar que aquele não era o local mais indicado para realizar a nossa visita final… Para além de ter imensas escadas, o que dificultaria muito o acesso visto que as pessoas com quem vamos realizar a visita serem idosos, havia apenas uma mesa de merenda, o que não é nem de longe nem de perto suficiente para os 24 idosos que pretendemos transportar (já para não falar de nós as quatro, que também precisamos de comer ^^). Assim, apesar de a tarde não ter sido muito agradável, podemos pelo menos pensar que se não tivéssemos ido lá antes da visita final, a mesma não iria ter o resultado de todo desejado…
    Portanto, resta-nos agora escolher um novo local para a visita final e rezar para que tudo corra bem.


Sílvia Oliveira

Aula - 7 de Maio de 2010

        Nesta aula de sexta-feira a nossa prioridade foi terminar o diploma da nossa visita final e acrescentar mais alguns pormenores para o vídeo. Enquanto a Marlene e a Isabel foram assistir à palestra, a Andreia foi fazendo o diploma (escolhendo várias imagens como fundo e guardando as experiências para podermos escolher a melhor) e acrescentando alguns pormenores ao vídeo enquanto eu dava algumas opiniões. Quando a Marlene e a Isabel regressaram todas demos a nossa opinião e escolhemos o fundo que mais gostávamos para o diploma. Depois disso tratado, ajudámos a Andreia a preparar o vídeo, ajudando-a com frases que poderemos acrescentar no vídeo e mostrámos o diploma à professora para que ela o pudesse aprovar. Felizmente ela gostou e agora tudo o que temos a fazer é garantir com que a actividade corra pelo melhor.

Sílvia Oliveira

Reunião - 3 de Maio de 2010

Nesta segunda-feira não houve a reunião habitual, sendo que tanto eu como a Andreia não podemos comparecer à reunião. Apesar disso, a Marlene e a Isabel reuniram-se de qualquer maneira e trataram de alguns assuntos relativos à nossa visita final.

                                                         Sílvia Oliveira

Aula – 30 de Abril de 2010

      Com a data da viagem final, ou seja, com a aproximação de um dos nossos produtos finais a aproximar-se, todo o tempo é escasso e é preciso geri-lo cada vez melhor.
      Enquanto a Sílvia e a Marlene foram falar com o professor Eduardo, professor de Educação Física, de modo a tratar dos últimos promenores acerca do presente que vamos oferecer ao centro, de forma a deixar uma marca nossa, eu fiquei na sala a actualizar o blog e a trtar do vídeo, sendo que a Isabel ficou na minha companhia para dar a opinião acerca do vídeo.
     Todavia, decidi em vez de fazerv um vídeo fazer um DVD, já que um vai ser oferecido ao Centro de Dia e por isso achei que deiva conter tudo o que fizemos ao longo de todo o ano (as actividades que fizemos, os locais que visitamos, as fotografias, banda desenhada, etc).
     Ocupei assim toda esta aula com a realização do vídeo, enquanto as minhas colegas se ocupavam com outras tarefas, mas propriamente com tarefas relacionadas com a visita à Quinta da Conceição e as ofertas ao Centro.
      Assim, dividindo as tarefas conseguimos fazer mais em menos tempo.

Cooperação de grupo =)
 
Andreia Filipa

Tertúlia de Poesia – 26 de Abril de 2010

       Hoje, ao contrário das outras segundas-feiras, depois da reunião fomos ao Centro de Dia na companhia da nossa professora Rosa Amaral, de modo a realizar a mini-acitivdade propsta pela professora, ou seja, a “Tertúlia de Poesia”.
      A professora propôs-se assim a citar três poemas aos idosos, nos quais se enquadrava a temática das viagens; tema este que lveou os “nossos” idosos numa viagem pelo seu passado, pela sua história.
     Podemos dizer que esta tertúlia foi de todo e de certo modo inovadora, levando àquele centro e àqueles idosos uma leveza de ar fresco.
     A poesia foi, deste modo, uma forma diferente de interacção, uma nova forma de entrar em contacto com os idosos.
    Falando da actividade em si, esta teve início por volta das 15h30, terminado às 16h. O tempo foi devidamente programado, passando apenas à leitura de três poenasm visto que os idosos teriam que lanchar às 16h.
    Todavia, é de deixar patente que fomos elogiadas =), nos caracterizando de dinâmicas, responsáveis e sociáveis.
    E assim, numa pequena conversa, foi revelado o percurso destas “lindas” meninas à “querida” professora =)

       P.S: Sorte de não nos meterem defeitos, mas também ou dizem bem ou se acabam as actividades hehe

Andreia Filipa