Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Visita ao Lar: 23 de Dezembro


Nas últimas semanas do 1º período surgiu a ideia de uma parceria do nosso grupo com o grupo “Apoiando a criança” da área de projecto “Comunicação, Eventos e Empreendedorismo” para a realização de um baile com os idosos do centro de dia de Sta. Maria de Avioso - com que iremos trabalhar ao longo do ano. Para a realização do mesmo os dois grupos reuniram-se para que tudo ficasse mais definido (distribuição de tarefas, local, horário…).
Assim sendo, no dia 23 de Dezembro, três do quatro elementos do nosso grupo, dirigiram-se ao centro de dia de Sta. Maria de Avioso a fim de conversarmos com a responsável pelo centro de dia para lhe apresentarmos a ideia do baile “Velhos são os trapos” com os “seus” idosos.
Quando chagámos ao local a dona Cidália não se encontrava disponível para nos atender mas disse para irmos entrando e falando com os idosos, e assim foi. Aproveitando esse facto, começamos por perguntar, mesmo sem ter falado com a responsável sobre o assunto, quais os gostos musicais, os cantores favoritos dos idosos e se estes estariam interessados em participar num baile, ao que responderam com agrado. Depois de tudo perguntado e anotado, chegou a dona Cidália, dirigimo-nos assim para uma outra sala, para que pudéssemos conversar mais à vontade; depois de lhe termos explicado tudo, a mesma aderiu de imediato à nossa proposta, esclareceu todas as nossas dúvidas, dando também sugestões sobre o local e data do evento. Saímos do centro de dia muito contentes, pois a responsável do mesmo pôs-nos muito à vontade, dizendo que podíamos contar com ela e com o centro para tudo o que fosse necessário.


Isabel Duarte

0 comentários: