Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Visita ao Lar / Aula: 22 de Janeiro

         Mais uma caminhada... desta vez muito mais pequena, mas a meu ver não se deve tirar o privilégio de ser uma chaminhada. E mais, o nosso grupo deveria ser visto como o grupo da peregrinação ( pelas terras da Maia - "... em viagem pelas Terras da Maia :P ) ...
         Bem, falando do que é realmente importante, hoje tal como já haviamos combinado e confirmado com a professora do ramo ( Prof. Rosa Amaral)  fomos na aula de Área de Projecto ao Centro de Dia de Santa Maria de Aviso ( ui tantos des :P ), porém um dos nossos elementos do grupo ( Sílvia Oliveira) hoje não compareceu ás aulas, por motivo de doença ( desejo-lhe já por este meio as melhoras :) ). Mesmo assim, seguimos as três rumo ao lar, com imensa vontade de que desta vez conseguissemos estabelecer uma maior afinidade com aqueles que nos fazem continuar a esforçar por este projecto.
        Quando lá chegamos ( passava  das dez e pouco da manhã) , o lar ia aos poucos recebendo os idosos que chegavam ( pelo transporte por este fornecido), e os poucos que lá estavam a Dna. Cidália fez questão de os por logo a mexer para jogarem às cartas connosco. Reunimo-nos numa sala ( é a sala onde por norma custumam estar sempre as senhoras a jogar ás cartas) e começamos logo escolher uma parceira para jogar uma sueca. Naquele momento, aquela sala tornou-se exclusiva das mulheres e por momentos fomos todas umas jovens, todas faziamos o mesmo, todas falavamos, todas riamos... NADA DE DIFERENCIAÇÕES :) ... Ah já me esquecia de deixar patente, na minha mesa fiquei eu e a Isabel e duas senhoras, o nosso grupo era o grupo da amizade ( tal como lá o designei), ninguém ganhava nem ninguém perdia, todas jogavamos... JÁ o grupo da Marlene não pudiam perder nem as fajões, apontavam tudo e ai de quem fizesse aldrabice. Mas, o mais importante foi que toda a gente se integrou muito bem e divertiu-se que era o mais importante.
       Outro ponto a favor, foi o facto de não sermos nós a levar-lhes informações mas eles a nós, passo no entanto a explicar. Enquanto jogavamos uma das minhas adversárias de jogo começou a falar-nos da Casa do Alto, mero acaso ou não, perguntamo-lhe a seguir o que aquilo tinha de especial já que era um dos locais que estavamos a pensar visitar. Ficamos a saber que se tratava de um sítio bastante idêntico ao Centro de dia de Santa Maria de Avioso, ou seja, existia um lar de idosos e uma espécie de infantário e que mais ou menos no Verão ( como definiu a idosa em questão) organizão uma espécie de campeonato entre os dois centros.            
        Por fim, e com uma recepção bem difrente da anterior tivemos que nos despedir, se bem que as idosas ainda queriam continuar a jogar ( isto que é genica :) ).
Contudo, o sofrimento pairava em todo o centro, sendo bastante visível no rosto de todos, pois uma das senhoras que lá se encontrava tinha ontem falecido e logo de seguida o marido, (também um dos idosos que lá passava o seu tempo) sofreu um ataque cardíaco. Mesmo assim e apesar de todo aquele clima consegui sair de lá com a "cabeça mais leve", pois aquilo que pudiamos fazer fizemos, contríbuimos para alegrar um pouco aquelas almas. 
 São deixados aqui os meus sinceros pésamos.
        Um a parte, quando uma das idosas nos chamou á parte e mostrou uma fotografia da senhora falecida começou a chorar as lágrimas talvez mais puras que vi, aquele chorar de saudade, não sei profundamente explicar são inexplicáveis.... Mas uma coisa deve ficar patente, não é a idade que faz a pessoa, mas sim a pessoa que faz a idade. Os idosos não são mais nem menos que nós, são pessoas ( sentem, choram, riem, etc, como nós ou talvez com mais intensidade e verdade). Precisão de quem cuide deles, tal como um dia cuidaram dos seus filhos, dos seus netos, devemos assim dar-lhes o que de nós temos... A JUVENTUDE... dar-lhes alegria de viver, convivendo, rindo, com eles  :,)  ...  Isso torna-se uma das razões deste projecto ( atenção não é propaganda...       
     E VELHOS SÓ MESMO OS TRAPOS..... atenção, atenção baile dia 15 de Fevereiro....
            É que quando saimos de lá não me esqueci de os avisar para começar a dar corda ao sapatinho :)  

Depois de sairmos do lar fizemos mais uma pequena caminhada até á escola (mais uma), pois tinhamos que pesquisar a informação acerca da Casa do Alto, os horários dos autocarros para lá irmos (mais uma caminhada é que nãoooooooooooo), bem como também tinhamos que definir com a professora o cartaz para o baile "Velhos são os Trapos", mostrar o modelo estabelecido para as rifas, o cartaz referente ás rifas e definir qual dos diplomas iriamos oferecer, como comprovativo e recordação do baile, aos idosos.
                 CONCLUINDO, MAIS UMA SEMANA BASTANTE TRABALHOSA !!!

                                                                                                                   

Andreia Filipa

0 comentários: