Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Produto final “Dia em Movimento” – 21 de Maio de 2010

Finalmente o tão esperado dia chegou! Sim, o tal que idealizámos desde o início do primeiro período e pelo qual lutámos ao longo do ano.
O grupo depois de ter ido à primeira aula da manhã reuniu-se no pátio da escola pelas 9h10. E iniciámos a nossa curta habitual caminhada até ao Centro de Dia de Santa Maria de Avioso, e já se adivinhava um belo dia de calor, e por isso também repleto de boa disposição.
Chegadas ao Centro fomos ter com a coordenadora Dra. Cidália Moreira e oferecemos a nossa ajuda para o que fosse preciso, e deste modo eu e a Isabel fomos até à cozinha tratar de preparar o lanche para a tarde, guardar as coisas do almoço e transportá-las até à entrada, onde nos esperava o autocarro fornecido pela Câmara Municipal da Maia. À porta estavam as nossas colegas Sílvia e Andreia. A Andreia dava assim início às fotografias e às filmagens (o que ela melhor sabe fazer). Eu e a Isabel fomos ajudando os idosos a virem para o autocarro e os mais limitados para a carrinha de apoio da Santa Casa da Misericórdia que nos acompanhou neste maravilhoso dia.
A partida em direcção ao Parque da Senhora da Hora deu-se por volta das 10h15. O grupo de idosos encontrava-se animado, e por isso tivemos momentos de boa-disposição.
Chegamos ao parque passado cerca de 35 minutos. Os idosos foram saindo pouco a pouco, tanto do autocarro como da carrinha da Santa Casa. Entrámos pela parte lateral do parque, visto que tem uma entrada plana que facilita a mobilização dos idosos. Estes desde logo ficaram encantados com o local. Instalámo-nos nas mesas mais próximas e fomos distribuindo as coisas que trouxemos dos automóveis para o parque, ao mesmo tempo que os idosos se iam sentando.
De seguida, ligámos o rádio que a Sílvia levou e colocamos músicas tipicamente portuguesas, iniciando-se até um pequeno bailarico, enquanto uns conversavam e outros jogavam às cartas e ao dominó. Passado um pouco, demos início aos jogos de malhas, actividade preferida por homens que se entusiasmaram bastante e prolongou-se até ao almoço. Por volta do meio-dia como o apetite já era muito os idosos sentaram-se e almoçámos. Após o almoço fomos quase todos até à esplanada do café com piscina do parque, à excepção da Andreia e da Sílvia que ficaram com alguns dos idosos que não queriam ir. No café os idosos tomaram alguma coisa, conversavam um bocadinho e vieram para baixo com a minha ajuda, a da Isabel, a da coordenadora e da Dona Marlene.
E passámos o resto da tarde com troca de olhares, sorrisos e confidências, num ambiente tão agradável que nem demos pelo tempo passar. Pelas 15h15 o grupo entregou o diploma de participação na actividade “Dia em movimento” para os idosos à Dona Cidália que posteriormente lhes entregará já preenchidos com o nome de cada um. E oferecemos também um diploma à coordenadora como forma de agradecimento pelo apoio prestado ao longo do nosso projecto. Esta agradeceu e ficou enternecida com o nosso gesto.
Posteriormente lanchámos e começámos a organizar tudo para vir embora, pois tínhamos o autocarro à nossa espera às 16h. Viemos em direcção ao autocarro e a Andreia sem descurar das suas funções, sempre a dar uma “flashada”. Subimos para o autocarro e chegámos ao Centro tal como previsto às 16h30, enquanto a Dona Marlene seguiu directa da Senhora da Hora para levar alguns idosos a casa.
Todos os idosos se mostravam contentes e não se fartavam de agradecer a nossa iniciativa.
Sinto que cumprimos o objectivo, proporcionámos um convívio entre geracional e passámos um dia mais activo em contacto directo com a natureza. Esta visita contribuiu para o nosso enriquecimento pessoal pela troca de palavras e experiências entre todos. Foi muito importante terminarmos o nosso projecto com esta actividade, pois aproximou-nos mais dos idosos a todos os níveis.

Marlene Vinhas

0 comentários: