Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

7 de Novembro

Durante estas duas últimas semanas, temos vindo a preparar o nosso ante-projecto a entregar dia 20 do corrente mês à professora responsável - Rosa Amaral, e para isso mesmo temos vindo a fazer algumas pesquisas sobre o tema. A professora sugeriu que respondêssemos às questões: "O que é a tradição?"; "O que é a cultura?"; "Qual a relação entre cultura e a tradição?" e "Quais os cuidados a ter perante os idosos?". Primeiramente a nossa pesquisa esteve virada para as duas primeiras questões e agora vamos dar resposta às mesmas. A tradição é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto das crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através das gerações. E a cultura um conjunto de práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
De seguida, iremos dar resposta às duas últimas questões. Através das definições dadas anteriormente de cultura e tradição, pode-se concluir que não se pode separar os dois conceitos, visto que a cultura tem uma história que se traduz na tradição cultural. Assim o homem tanto é produto como produtor; é produto das tradições existentes na cultura onde se insere e é produtor, pois tem a capacidade de criar novas tradições. Sendo assim, a tradição é o sustentáculo da cultura, que por sua vez é a base para o conhecimento de cada indivíduo.
Quando se contacta com idosos existem vários cuidados que se devem tomar, como é o caso da comunicação, da higiene e da alimentação, entre outros. Dada a natural diminuição da capacidade auditiva, torna-se importante que se fale ao idoso de maneira clara e em tom mais alto, porém sem gritar, e que se diminuam ruídos ou outros sons como a música. As informações escritas devem possuir um vocabulário fácil, devem estar em letras grandes e que sejam facilmente legíveis, tendo em conta as possíveis dificuldades de visão. Como qualquer pessoa, o idoso deve fazer uma alimentação variada, respeitando ao máximo a roda dos alimentos. Os cuidados de higiene não podem ser descurados no idoso, sendo que deverá tomar um banho diário, que poderá ser dado na cama, mas sempre que possível, o chuveiro é preferível. Não se deve esquecer da higiene oral, devendo lavar sempre a boca e dentes, ou se tal não for possível, lavar com uma solução desinfectante adequada. A roupa da cama deve estar sempre bem seca e esticada. O facto do idoso ter dificuldades em movimentar-se ou mesmo levantar-se da cama, não pode levar a que este passe todo o seu tempo deitado ou imóvel, aumentando muito as possibilidades do aparecimento de feridas ou complicações noutros órgãos.


Isabel Duarte e Sílvia Oliveira

0 comentários: