Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Cultura

Cultura como meio de referir estudos e conhecimentos de um indivíduo, à condição privilegiada do "Homem culto".


Porém falamos de cultura  não tendo em conta que esta é o que ajuda as pessoas a identificarem-se como parte de um ou outro grupo da sociedade. Assim para simplificar ainda mais e ajudar a estabelecer alguns pontos de referência, pode-se falar de dois tipos de cultura:

• cultura material - pois qualquer objecto pode ser visto como símbolo de uma cultura (os pauzinhos chineses, por exemplo)

• cultura teórica - que tem uma vertente mais social



Para terminar, é preciso recordar que a cultura não é um amontoado de valores, ideias e instituições que podem ser separados e atirados cada qual para a sua categoria, mas um sistema complexo de elementos coordenados e perfeitamente integrados.
Andreia Filipa

0 comentários: