Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Feira das Antiguidades


Quando começamos a decidir os locais que iríamos visitar, surgiu a ideia de irmos à feira das velharias, que se realiza no Mercado Municipal Coronel Moreira, no Castêlo da Maia, decorrendo no segundo domingo de cada mês, entre as 10h00 e as 19h00; visto esta feira já fazer parte da tradição cultural do concelho da Maia.
Assim sendo, o nosso grupo movido pelo interesse de conhecer mais das tradições, decidiu visitar a feira das velharias do Castêlo da Maia.
Inicialmente iríamos todas, contudo devido a contratempos de última hora, fomos apenas eu (Marlene) e a Isabel. Neste Domingo pelas 15horas encontrámo-nos no Castêlo e dirigimo-nos à feira.
Primeiramente, preocupámo-nos em observar, em seguida de tirar notas e fotografar e por último em dialogar com os comerciantes.
Ficámos surpreendidas não só pela extensidade da feira como também pela diversidade de artigos à venda.
Nesta feira, podemos ver objectos muito diversificados, antigos, raros, e por isso de muito valor. Desde moedas e notas mundiais, porcelanas, objectos religiosos, selos das colónias portuguesas, grafonolas, gramofones, ferros a carvão, postais, peças de artesanato, candeeiros de petróleo, entre outros; vimos de tudo um pouco.
Por fim, chegamos a um sector da feira em que fomos muito bem acolhidas. Os vendedores falaram comnosco, esclareceram-nos acerca do nome das peças, da sua funcionalidade e dos seus preços. No meio de um destes diálogos fizemos uma entrevista a um dos vendedores, que se mostrou bastante receptivo a colaborar comnosco. Apesar de não levarmos perguntas formuladas, a entrevista proporcionou-se.


Entrevista ao Sr. António:

Isabel e Marlene-“É vendedor ou coleccionador?
Sr. António- Sou vendedor.
Isabel e Marlene- O que o incentiva a vender este género de artigos?
Sr.António-Gosto pelas peças e velharias.
Isabel e Marlene- O que mais gosta nesta actividade?
Sr.António-O prazer de expor e informar as pessoas do nome das peças, para que servem e em que circunstâncias eram utilizadas.
Isabel e Marlene- Qual o artigo mais antigo exposto?
Sr.António-A peça mais antiga tem +/- 80 anos – moinho de café.
Isabel e Marlene- Alguns dos objectos aqui presentes são herança de família ou são comprados?
Sr. António- Os objectos são todos comprados. Vendo e volto a comprar novos artigos.”

 
        Isabel Duarte e Marlene Vinhas

0 comentários: