Objectivos:

O principal objectivo do nosso projecto a decorrer durante este ano lectivo, 2009/2010, é a recolha de informações sobre as tradições dos nossos antepassados, apreendendo mais sobre a nossa cultura e criando uma entreajuda entre nós (jovens) e os mais velhos (idosos), aproveitando os conhecimentos que estes nos transmitem, proporcionando-lhes uma visita guiada aos lugares mais relevantes sob o ponto de vista histórico das Terras da Maia. No final, apresentaremos uma banda desenhada retratando os momentos chave do trabalho.

Visita ao centro de dia de Santa Maria de Avioso

Hoje de tarde - 16 de Novembro, dirigimo-nos (Isabel e Marlene) a Santa Maria de Avioso, ao Centro de Dia, a fim de falarmos com a responsável, Dona Cidália Moreira, por quem fomos muito bem recebidas.
Expusemos em traços gerais o nosso projecto a desenvolver durante o ano lectivo, ao qual a mesma aderiu de imediato e aceitou colaborar connosco, colocando o serviço do Centro de Dia à nossa disposição. De seguida, convidou-nos a conhecer os idosos e a interagir com os mesmos. Fomos apresentadas e a responsável sugeriu-nos os idosos maiatos mais comunicativos e conhecedores das tradições da Maia. Tivemos um diálogo com vários idosos e fizemos um pequeno levantamento dos seus costumes, brincadeiras e hábitos da sua infância e juventude.
Assim, estabelecemos um primeiro contacto com alguns dos idosos com quem vamos trabalhar ao longo do ano.

Isabel Duarte e Marlene Vinhas

0 comentários: